20080729
7 Pensadores

ACESSO NEGADO!

terça-feira, julho 29, 2008

Caro leitor, você que é motorista e que, ao dirigir pelas ruas “encrateradas” de Fortaleza, se deparou com aquele monte de cones reluzentes (dispositivos de sinalização móvel) sem ser avisado disso (o bloqueio). Com isso você não conseguiu chegar ao seu amado lar senão por um caminho longínquo e tortuoso (o desvio) que o fez perder preciosos minutos! E você pedestre que ao andar calmamente pela calçada esbarrou com um monte de carros estacionados irregularmente sobre a mesma, não conseguiu concluir o passeio senão enfrentando os carros na pista! Você já pensou sobre estas situações hoje? O psicólogo, sim. Mas, por que pensar sobre isso? Se você viu o filme “O Passageiro do Futuro” de Brett Leonard (1992), sabe que no final o personagem do jardineiro fica preso na virtualidade e tenta acessar uma porta para conquistar o mundo, aí ele fica louco quando todos os caminhos mostram: ACCESS DENIED (acesso negado)! Aí está o problema, o acesso!

Você que ficou chateado porque perdeu alguns minutos em um desvio de tráfego ou que foi barrado na rua por qualquer obstáculo temporário, imagine como se sentem as pessoas que vivem constantemente esse problema. O psicólogo pensou sobre isso. Na verdade, o que gerou essa reflexão cidadã foi uma manifestação feita por portadores de necessidades especiais, na Câmara Municipal de Fortaleza, no dia 03 de julho deste ano e que revelou quão complicado é o acesso destas pessoas em qualquer coisa nessa “terra da luz”. Tal manifestação denuncia que nem tudo é belo nesta Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção!

Vejam só: os portadores de necessidades especiais defendiam a passagem gratuita nos transportes públicos para TODOS os deficientes, sem fazer distinção de ninguém. Porém, os grandes empresários capitalistas deste setor querem impor umas “condiçõezinhas”: tem que estar inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família ou Cadastro Único, ter renda per capita de até um salário mínimo e estar fora do mercado formal de trabalho... ufaaaa! É, caro leitor, Deus não faz acepção de pessoas, mas o sindicato dos gulosos empresários capitalistas de ônibus faz! E ainda tiveram que aturar o presidente da câmara afirmar aos repórteres que não seria bom estender o benefício a todos, pois correria o risco de perder toda a negociação com os empresários!

Fortaleza não é uma boa mãe para os portadores de necessidades especiais. A eles é negada a apropriação! A apropriação é um produto de vários fatores como significados atribuídos ao meio, historicidade, identificação com esse meio etc, que se interrelacionam e que possibilitam que a cidade se faça representante de seus moradores... “só nos apropriamos daquilo que nos identificamos”, frase famosa de Enric Pol, da Universidade de Barcelona, um estudioso da relação que as pessoas adquirem com o seu meio. Mas, Barcelona se preocupa com o bem estar de seus filhos... e aqui em “Fortal”... estamos pensando em qualidade de vida? Para identificar-se com a cidade, o morador deve ter acesso a ela, percorrê-la sem restrições, ter acesso às suas edificações, enfim, conhecê-la! Caso contrário, nos sentiremos uns estranhos expulsos do ninho!

7 Pensadores:

Petego disse...

Saudações caro companheiro!
Muito bom seu blog, antes de tudo muito inteligente, gostei muito das crônicas e de suas colocações!
Parabéns e continue com seu trabalho, a evolução é algo natural!

Anderson Marin Lima disse...

Como sempre, as pessoas com necessidades especiais que se virem.. e não é exclusivo em Fortaleza. Em São Paulo, parte da frota municipal tem ônibus adaptados e tal, mas os intermunicipais, não há UM onibus com essas adaptações...

As autoridades não cooperam, não sem importam com essas pessoas. "Que se virem"...

Espero que um dia isso mude... e estamos aqui para isso, mudanças, e para melhorar nosso judiado mundinho...

Petego disse...

Será um prazer Márcia, me envie a logo marca de vcs para que eu adicione como uma Tag no meu blog, Vocês podem pegar meu código fonte na minha página, é o ultimo item do lado direito, é só copiar e colar add como HTML/Javascript, o link aparecerá automaticamente!
Abraços e aguardo o retorno!
Fica com Deus!

Fala, Garoto! disse...

Fala,garoto e garota! Tudo bem? Como vocês reclamam de barriga cheia, hein? Vocês ainda têm os cones. Onde eu moro, quando vemos, já caímos no buraco...rs. Abs e voltem sempre - e,logo!

Juliana Petroni disse...

Devemos cobrar de nossos governantes, soluções para os problemas das cidades, só assim o Brasil funcionará. De olho nas eleições municipais.
Abç

Petego disse...

Olá Marcia, fico feliz em ter a oportunidade de fazer esta parceria, contudo não recebi seu email com a logo... por favor reenvie para MARCELINHOVITAL@YAHOO.COM.BR

Petego disse...

Já postei uma tag com link de vocês em meu blog, o banner de vocês criou uma disparidade com as tags que tenho usado no blog por conta do tamanho dele, por isso eu criei uma tag com um layout personalizado, espero que não haja problema, confiram e se quiserem eu retiro e tento fazer com a original mesmo, até mais!

 
Toggle Footer
Top