20080724
3 Pensadores

VOTAR, UMA FALSA DEMOCRACIA!

quinta-feira, julho 24, 2008

De acordo com o dicionário Michaelis a palavra: de.mo.cra.ci.a vem de
sf (gr demokratía) 1 Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo; democratismo. 2 A influência do povo no governo de um Estado. 3 A política ou a doutrina democrática. 4 O povo, as classes populares.
Estamos em ano eleitoral e vemos através da mídia as mesmas promessas que se repetem nesse período: saúde, educação e segurança. E quando “o representante do povo” chega ao poder, quem os pode pressionar? Segundo a democracia seria o povo, pois “cada cidadão participa do governo”... Mas, sabemos que não funciona assim, porque mesmo havendo pressão a coisa só anda se for de interesse de quem estar lá (no poder). O interessante é que em um país que se intitula de democrático somos obrigados a votar. Não seria mais democrático escolher entre votar e não votar?
Há também a obrigatoriedade da transmissão dos programas eleitorais que invade a nossa casa sem pedir permissão. É... outra medida da democracia em nome da educação política. Se pararmos para pensar, somos obrigados a escolher qualquer um dos candidatos para nos representar. Não que a política seja sem importância, o problema é que a maioria dos eleitores não percebe a força que o voto tem. Será que se votar fosse facultativo, os políticos não teriam um compromisso maior com seus eleitores? Não investiram mais em educação? Ou será melhor para eles sermos “analfabetos políticos?” Deixo para os leitores do blog, como reflexão, essa frase de Bertold Brecht: “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo”.

3 Pensadores:

Anderson Marin Lima disse...

E nem adianta reclamar da corrupção, é culpa do povo, que permite que esses safados façam o que quiser com o nosso dinehrio, em troca de "esmolas" e projetos medíocres de melhoras deficientes...

Pena que o povop não sabe o verdadeiro significado da cidadania.. Agora, vai ver o BBB, como as pessoas votam.. Te dão uma lição para explicar por que votou em X e não em Y.. agora, pergunta em quem ela votou, na ultima eleição, para senador... na ultima eleição para vereador, deputado estaudal...

Juliana Petroni disse...

Engraçado esse tirinha! Democracia, tema bom para debates...
bjosss

Unknown disse...

legal o desenho
até q o gaucho ta fazendo milagre
nas olimpiadas!!

abraços a todos!

 
Toggle Footer
Top