20130108
One Pensadores

A FARRA DO BOLSO!

terça-feira, janeiro 08, 2013


O psicólogo quer parar de ler o jornal. Está traumatizado! Quer comprar um jornal que venha sem a parte da política! Está com a Síndrome do “Panilítico”. E leu no jornal que, entre outras ordens do dia, a “Câmara dos Gastadores” de Fortaleza votou o aumento do salário do prefeito, vice-prefeito e secretários... é muita gente para receber aumento! Alguém quer ganhar mais de 7 mil reais? Seja prefeito de Fortaleza! Mas, agora não é só 7 mil e qualquer coisa, agora é 15 mil e muita coisa! O dobro e mais alguma coisa! O “psicodoido” não quer nem pensar no resto que é para não dar “tilt”, já que o vereador fortalezense é o 14º mais caro do Brasil! Ainda serão criadas mais cinco secretarias! Haja regalia! Sai gestão, entra gestão, porém a situação continua a mesma!

Há uns 400 anos, um parlamentar inglês trabalhava por dever à pátria, mas vivia se perguntando por qual razão não recebia salário. Há uns 200 anos, um sujeito chamado John Mill, filósofo e economista inglês, disse que era melhor não receber, além de tornar a função pública uma mera profissão como qualquer outra, já que o político passaria a trabalhar por dinheiro e não por idealismo, ele concordava com um colega que o salário do político desmoralizaria a função e extinguiria o ideal do serviço público gratuito. Se o Sr. Mill pudesse voltar a viver e morar no Brasil de hoje, morreria de novo, de infarto, caso soubesse o que os políticos fazem para ganhar dinheiro!

E o psicólogo viu na rede virtual que nem todo canto paga salário a vereador. Tem cidade que paga, se girar o mundo, lá em Nova Iorque (EUA) o vereador abocanha uns 16 mil reais! Em Paris (França), de uns 3 a 6 mil. Toronto (Canadá) recompensa seu vereador com uns 4 mil reais. E em Estocolmo (na linda Suécia), a “galerinha” da câmara só recebe uma ajudinha de custo de 350 reais, só para comprar a cesta básica se comparada ao salário de um sueco que chega a mais de 7 mil reais! Mas, tem canto que não paga nada, como na Cidade do México! Já pensou se a moda pega aqui em Fortal? Acabaria a farra, contudo, por outro lado, só ficariam as baratas! Ao menos, poderiam fazer como o Pepe, o Presidente do Uruguai, que doa 90% de seu salário a pequenas empresas e ONGs, sustentando uma vida simples. Será que é por isso que Montevidéu, sua capital, é a 77ª melhor cidade para se viver no mundo? Ah, mas aí a “vereadice” teria que andar de fusca!

Só uma perguntinha: e o seu desapontamento de salário, cidadão brasileiro, onde é que fica? Porque aumento só se for de trabalho!

1 Pensadores:

Unknown disse...

Tem vereador demais, tem político demais, poderiam tirar 90% deles, que não fariam falta, porque nada fazem, e com o dinheiro dos salários melhorar hospitais, escolas etc, além disso, é claro, deveriam ter uma remuneração como a de qualquer outro trabalhador, sem falar nas aposentadorias com oito anos de trabalho, ainda existe isso?

 
Toggle Footer
Top