20130222
0 Pensadores

FALÊNCIA DO ESTADO - DO JEITINHO QUE MUITOS BRASILEIROS GOSTAM!

sexta-feira, fevereiro 22, 2013


E a marquise da fachada do “mega hospital” sobralense desabou! E o psicólogo desabafou! Mas, não foi esse o hospital, inaugurado mesmo sem funcionar, com direito a show com cantora famosa? E olha que só o pagamento para a moça cantar custou ao cearense batalhador a besteira de R$ 650.000,00! Mesmo sem funcionar! E o deputado opositor logo bradou que caiu a marquise, feriu uma pessoa e essa pessoa foi levada a outro hospital porque aquele ali não funcionava! Não poderia nem atender a própria vítima de sua má construção! E o governador “bicho de orelhas”? Ah, ele disse que ia continuar investindo em “lazer, diversão e alegria... doa a quem doer”. Olha que a chibatada em cima do desafortunado da marquise doeu mesmo! Quem pagará por isso? O povo...

O governador “bicho de orelhas” é aquele mesmo que levou a sogra para passear na Europa via jatinho do Estado, que presenteou a polícia com as caríssimas Hilux automáticas e que quer fazer o “megalômano” milionário aquário! Bem, ele mesmo que acha que professor tem que trabalhar por amor e não por dinheiro. Ora, para que tanto alvoroço! O governador paulista acha a mesma coisa! Portanto, cearense batalhador, reivindique ao seu governador que trabalhe por amor e doe o seu salário para o sertanejo que não vê uma gota de água faz dias! Mas, para o “bichinho de orelhas” um super centro de eventos é mais importante que o professor, um aquário gigante é mais importante que a seca e fazer inauguração com festa é mais importante do que a saúde do povo! E o bicho ainda é ex-amigo da ex-prefeita Cachinhos Dourados que brigou com ele por causa do Titanzinho e ela só de mal deixou um rombo de quase R$ 500 milhões para seu pupilo coadjuvante assumir na prefeitura! Quem pagará por isso?

A “baldeação” na política não é coisa nova. Essa coisa de amansar a população e mantê-la no controle, mais antiga ainda. Na Roma do ano 100 dC, um poeta gaiato chamado Juvenal percebeu que o povo era desinformado e nem queria saber desse negócio de educação e política. O povo só queria saber de comer e achar graça! Aí ele gritou: “panem et circenses”! O Cezinha vendo que seu império crescia junto com a população, teve logo a idéia de dar o “pão e o circo” para poder “montar” em cima do povo, já que só meter a “chibata” e “crucificar” não era o bastante. O mestre Foucault conta que lá por 1800 dC dominava o medo e a forma de controlar o povo era jogar os desordeiros e subversivos nas prisões e nos asilos. Porém, com o passar dos anos, isso já não estava dando muito certo e o governo viu que melhor era criar ambientes em que um sujeito pudesse ser vigiado ou pensar que estaria sendo vigiado. Surgem os “quadrados” como as escolas, fábricas, hospitais para confinar um tipo de sujeito a ser vigiado e é estimulada uma educação para manter o corpo dócil, para anestesiar o povo e manter o poder dos que podiam mandar!

E o Brasil? Ah, já começou errado! Desde que era uma jovem colônia já amamentava muito marmanjo ambicioso! A nobreza portuguesa queria sugar do Brasil toda riqueza, mas morar nessa terra desprovida nem pensar! Mandou para cá uma quinzena de nobres a barganhar com a coroa lusitana o seguinte: deixar Portugal, ir para um lugar estranho onde o povo anda nu que nem animal? Ah, só se o sujeito pudesse mandar e desmandar e ainda matar do jeito que lhe aprouvesse! E foi assim: conta a mestra historiadora Denise Moura que essa liberdade de poder fazer o que quiser, que nem menino mimado, petrificou nos mandantes brasileiros uma tradição cancerosa de enganar o povo, embromar com qualquer coisa, administrar de qualquer jeito, dar osso para comer dizendo que é filé e ainda ter o privilégio de não ser aborrecido pela massa, ou pior, ainda ser venerado por dar o “pão e circo”, isso tudo até os dias de hoje! E de quem é a culpa? A culpa é minha! Eu “que faço parte dessa massa”, mas não exijo nada do Estado, que não me interesso pelos acontecimentos em volta, que jogo lixo em qualquer lugar e ainda digo que estudar é para os bestas! Eu que perco meus valores morais em troca de uma falsa democracia em que não aprendi nem a respeitar o outro, seja em casa, no trânsito ou na fila do banco, que dirá saber votar! Mas, eu quero é ir ao show... espera aí, pára tudo, vai começar o BBB!


Next
This is the most recent post.
Postagem mais antiga

0 Pensadores:

 
Toggle Footer
Top