20080618
7 Pensadores

QUESTÃO DE PRIORIDADE

quarta-feira, junho 18, 2008


Ainda este mês, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinará uma portaria que autorizará o Sistema Único de Saúde (SUS) as cirurgias de mudança de sexo. Em agosto do ano passado foi cogitado de que a rede pública de saúde iria pagar cirurgias de troca de sexo. A sentença é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal da 4ª Região (PR, SC, RS).
O que será que pensa a população que sofre por falta de atendimento básico pelo SUS, que fica a espera de um leito em corredores de hospitais, a espera de vagas em UTIs? Com tantas falhas na saúde pública, nossos governantes vão se preocupar com esse tipo de cirurgia? Será que esse é o problema de saúde da maioria da população? Acredito que existam outras prioridades, bastaria que os nossos dirigentes saíssem de suas cadeiras no Congresso e passassem algumas horas nos hospitais públicos para presenciarem de perto o caos na saúde.
Atualmente, algumas clínicas e hospitais particulares já realizam esse tipo de cirurgia, mas o custo é alto, podendo chegar à cerca de R$ 20 mil. O que a sociedade acha de custear essas despesas? Porque uma coisa não podemos esquecer: o povo é quem paga o SUS através dos inúmeros impostos que o governo arrecada. Lembram da CSS (Contribuição Social de Saúde) que o governo quer implantar?
Uma coisa é custear cirurgia para correção de sexo a pessoas que necessitam de tratamento como, duplicidade aparente de órgãos genitais ou outros problemas de saúde relacionados aos órgãos genitais. Outra coisa é bancar esse tipo de cirurgia por uma questão de opção sexual. Não seria mais coerente que esse segundo grupo pagasse com o seu próprio dinheiro, já que é uma opção sua, portanto, particular?

7 Pensadores:

Anderson Marin Lima disse...

Jogada política.. Como sempre... Na minah opinião, eles querem atrair o colegio eleitoral homossexual... Afinal, é muito menos trabalhoso "cortar algo", do que cuidar de um paciente com tuberculose, AIDS, cÂncer...

Legal o blog!! Bem elaborado!!

Juliana Petroni disse...

Olá prazer encontrei vcs através do blog do joranlista azarado, e passei para conhecê-los... muito legal a atitude de questionar os acontecimentos!
Passem no meu blog.
abrç

Anderson Marin Lima disse...

Olá amigos! Já linkarei vocês em meu blog!! podem contar com a minha presença regularmente aqui! Gostei bastante do blog de vocês (tanto que comentei para a Juliana...rsrsrs..)

Abços!

Unknown disse...

A saúde pública em nosso país está cada vez mais caótica. Vergonhosa, na verdade.
Concordo com você e acho que nós temos uma parcela de culpa nisso tudo, afinal, não somos nós que elegemos nossos governantes?

Parabéns! O blog realmente está muito bom!

Anônimo disse...

OLÁ AMIGOS

PASSEI PARA VISITAR O BLOG DE VOCÊS...
PARABÉNS PELO BLOG!
MUITO BOM!

ABRAÇÃO

NANDO ALVES
http://estrondo.wordpress.com/

Unknown disse...

Como e ano de eleição querem fazer de tudo pra se dar bem.

Pequeno Luiz disse...

sem preconceito... mas isso é uma sacanagem! tem muitas prioridades pra saude cuidar!
Mto bom seu blog tbm... serve para cutucar muita coisa que esta acontecendo!
abraços

http://infocasa.blogspot.com

 
Toggle Footer
Top