20080626
5 Pensadores

Tolerância zero à dupla álcool e direção!

quinta-feira, junho 26, 2008

Direção e álcool: uma combinação perigosa que agora é considerada crime. Na quinta-feira, 19, o presidente Lula sancionou a lei 11.705/08 que proíbe ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica antes de dirigir. Com a nova lei o motorista que for pego sob influência de álcool será multado em R$ 957,00 e suspenso do direito de dirigir por um ano. Antes eram permitidos até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). O texto ainda mantém a proibição da venda de bebidas alcoólicas em estradas federais, exceto nas zonas urbanas.
De acordo com o DENATRAN metade dos acidentes fatais tem motoristas embriagados envolvidos e 48% das pessoas que bebem e dirigem já se envolveram em acidentes no trânsito. Vale lembrar que, antes era considerado homicídio culposo (sem intenção de matar), com a nova lei passa a ser doloso. Pelo texto, o condutor tem plena consciência do risco que é beber e dirigir. O motorista que matar alguém em acidente de trânsito será preso e não terá direito à fiança. E mais, o condutor que se negar ao teste do bafômetro ou similar para detectar o nível de álcool ficará sujeito às mesmas penalidades. Os agentes poderão usar outras provas no flagrante.
A falta de educação no trânsito é um dos motivos que contribuem para tantas barbaridades que vemos no cotidiano. Se o homem tivesse consciência de que o carro pode ser uma arma perigosa se não for conduzido com responsabilidade, talvez não precisássemos de tantas leis. Falta também a cooperação, a gentileza, o pensar no outro em um trânsito que é tão caótico. Mas, infelizmente temos pressa, fazemos ultrapassagens perigosas, paramos na faixa de pedestres, não damos passagem. Como já foi dito neste blog: “Todos buscam o seu lugar ao trânsito saindo dele... querem envolver-se em suas armaduras e armadilhas por um desejo de prazer, mas não querem suas conseqüências”.

5 Pensadores:

Anderson Marin Lima disse...

Até que enfim crimes de trânsito serão considerados crime... por mais óbvio que pareça né... O governo fez a parte dele aprovando a lei, agora, restam algumas ações de outras "autoridades":
- policia tem que fiscalizar, ficar em cima mesmo... Não pode dar moleza;
- justiça tem que condenar, mandar para a cadeia esses irresponsáveis... A vida dos outros não pode estar em risco por conta de problemas como o do macaquinho da foto (adorei a charge...rsrsr)
- principalmente, como voces bem colocaram, tem que haver o respeito dos motoristas. respeito às leis, respeito aos outors motoristas...

Só assim para diminuirmos o assustador indice de acidentes e mortes no trânsito.

abços!

Pequeno Luiz disse...

acho q a lei tem q ser ainda mais dura! estao fazendo corretissimo!
abraços e uma otima sexta feira

http://infocasa.blogspot.com

Juliana Petroni disse...

Bebida e direção não combinam, os motoristas devem ter consciência de que vidas estão em jogo.
Aprovo a lei!

abr

Unknown disse...

Concordo plenamente com a rigidez da lei, pois as coisas s� funcionam mesmo desta maneira, agora � torcer para que a lei venha ser cumprida por parte dos condutores, que tenham a consci�ncia de que dire�o e bebida, n�o tem nada de combina�o!!!

Juliana Gulka disse...

Tem muita gente reclamando por aí dessa nova lei. Sou completamente a favor. Antes os jornais estampavam as machetes falando sobre os perigos do alcool, que a lei era fraca, que não havia isso e aquilo. Hoje críticam a lei e dizem que ela é dura demais. Oras!
Será que não percebem que os índices de acidente juá começaram a baixar?
Olha, muito bom o post, com as informações precisas. Obrigada pela visita ao meu blog, vou tentar passar sempre pelo seu também, gostei daqui.
Beijos da Ju

 
Toggle Footer
Top