20080506
One Pensadores

TÃO PEQUENO... TÃO MORTAL!

terça-feira, maio 06, 2008


Cresce o número de casos de dengue no Estado do Ceará. O novo boletim epidemiológico semanal, divulgado pela Secretária de Saúde do Estado, revelou que foram notificados 22.961 casos suspeitos de dengue em 169 municípios. Destes, 13.009 casos foram confirmados. Sendo confirmada a febre hemorrágica da dengue (FHD) 181 casos, sendo em Fortaleza 72 e dois óbitos, de janeiro até o dia dois de maio.
O risco de uma nova epidemia aumentou este ano, isto é muito preocupante devido a chegada da dengue tipo 4, que de acordo com os especialista aumentaria a probabilidade de incidir mais casos da forma hemorrágica. No entanto, a única maneira de tornar a doença menos grave é o diagnóstico precoce e o tratamento sob orientação médica.
Será que existe um compromisso com a saúde pública, e principalmente com a população? Ou as medidas tomadas pelos nossos governantes não são apenas medidas paliativas? É difícil conter água parada em lugares em que a coleta do lixo não é freqüente e onde o sistema de esgoto é duvidoso. É claro que a sociedade também precisa fazer a sua parte, afinal este é um problema que atinge a todos, sem exceção. Acredito na importância de uma campanha que promova a conscientização com o intuito de diminuir os locais onde as larvas do mosquito se desenvolvem.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Qualquer recipiente com água e sem tampa pode servir de criadouro para o transmissor da dengue, inclusive caixas d’água, local onde a fêmea põe os ovos que ficam aderidos e não morrem mesmo que o recipiente fique seco. Desses ovos surgem às larvas, que depois de algum tempo vivendo na água vão formar mosquitos adultos.
A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, por isso é fundamental eliminar qualquer fonte de água parada. A ação de combate ao Aedes aegypti é um dever de cidadania para todos.

Dica: aprenda a fazer uma armadilha para o mosquito no site do You Tube: a Mosquitérica.

1 Pensadores:

Anônimo disse...

Que a dengue chega todo ano no período das chuvas, nós sabemos, como também todas as autoridades das esferas federais, estaduais e municipais. a pergunta que não quer calar é a seguinte: Cadê os carros fumacê que antigamente passavam de manhã cedinho e à noitinha, horário que segundo pesquisadores é quando o mosquito aparece para se alimentar do nosso sangue??? Será que acabaram com os fumacês para continuar com a indústria da dengue???? Alguém deve está ganhando muito, a ponto de colocar a vida de milhões de brasileiros a PERIGO!!!!!!
Vamos analisar esta questão mais a fundo.

Izabel Hardi

 
Toggle Footer
Top