20081005
3 Pensadores

PALANQUE DOS LOUCOS - Parte I

domingo, outubro 05, 2008

Domingo de sol na Grande Fortaleza. Seria mais um domingo com os compromissos de sempre: pedalar nas tapioqueiras, almoçar na casa da vovó e postar no “blog”. Seria assim? O psicótico psicólogo se lembrou que hoje tem mais alguma coisa para apimentar o seu domingo de paz: eleições 2008! O onírico pensador cansou de ouvir que o tal “sufrágio universal” é a forma mais democrática de exercer a soberania popular. Democrática? Algumas coisas têm que ser esclarecidas! Dizem que a democracia surgiu na Antiga Grécia... é verdade... então, vamos aprender sobre ela bebendo na fonte?

Atenas, uma pacata e intelectual cidade-estado na região da Ática, ao sul da Grécia, foi fundada pelos Jônios. A cidade vivia comandada por um grupinho aristocrático que abusava do povo, monopolizava o poder e mandava nas terras. Os comerciantes e o “povão” também queriam um pedaço desse bolo e ficaram revoltados. Mas, outro grupinho também queria mandar e, da forma menos democrática possível, derrubou essa oligarquia. Os tiranos, como eram conhecidos, passaram a donos do poder e deram algumas concessões ao povo para que ficasse quieto, do tipo “bolsa-esmola”.

O tirano mais famoso, Psístrato do Partido das Montanhas, passou a bola para seu filho e a “bolsa-esmola” grega já não agradava mais a Clístenes, que queria mais poder, então, do jeito mais antidemocrático possível, botou o “tiraninho” p’ra correr e fundou a tal da democracia, pois tirou o poder da antiga nobreza e, conservando sua parte, lógico, dividiu-o entre as demos, pequenas comunidades separadas em número de dez pela cidade, litoral e interior. A intenção era que essas regionais participassem mais das decisões políticas. Para ser cidadão, o sujeito tinha que ter mais de 18 anos, servir o exército e ser livre.

O individuo não era mais identificado pelo nome da família e sim pela demos e a ela prestava fidelidade e gozava os seus direitos. Só que não era bem assim... como toda sociedade existia a classe dominante e a dominada. Os ricos e dominantes Eupátridas tinham direitos políticos e possuíam terras. Os pobres e dominados Metecos não tinham direitos políticos e só tinham suas lojinhas e o artesanato para cuidar... e ainda havia os escravos, desses não precisa nem falar! A tal democracia, fundada da forma mais antilibertária que se poderia imaginar era um regalo de apenas 10% da população grega, a turma do “papel bordado”! Ah, as mulheres ficavam de fora também! Parece até um país muito conhecido, né! E olha que no Brasil as mulheres só poderam votar depois de 1932!

Se a democracia excluía na Grécia de Platão, por que não excluiria no Brasil de
Lula? O mundo mudou, mas o narcisismo humano continua o mesmo! Deu no jornal de hoje: o prefeito do município de Baixio – a 430 km da capital – foi preso acusado de comprar votos! É que o Ricarte tem a arte da baixaria em Baixio! “Mas, foram só 3.000 tijolinhos para coitada fazer seu barraco. Foi um agrado sem interesse nenhum. Aqui não existe essa coisa de comprar voto!” E a amiga pedagoga de Santa Quitéria contou ao psicólogo que lá na terra dela um candidato a vereador foi pego comprando voto com dinheiro falso! Vejam só! O cara é tão mentiroso que até o dinheiro dele é falso!

E aqui em Fortal tem aberração também... um show de infrações de trânsito: o candidato Alrizinho passou na Av. Beira-Mar dando tchauzinho sobre a carroceria de uma Hilux! Multa gravíssima que dá até apreensão do “balseiromóvel”! O candidato coronelzinho Deladiêr do Bigodão passando numa boa em cima do capô do “corona car”: multa grave e retenção do carro! E o psicólogo foi pedir o CD do “Deladiêr” só p’ra ouvir “coronel Deladiêr, osso duro de roer”, mas o CD não tocou! Nem o CD presta! É por essas e outras que o psicólogo entra em crise eleitoral! E foi defender o voto no Jatobá e no seu suplente, o cão-guia! Ou, depois de muito pensar, no Seu Nula! Para que serve o direito de escolher, se não há a opção? É como se alguém fosse à praia para comer camarão e o garçom avisasse que só restaram as cabeças! E o psicólogo congestionou a cabine de tanto se indignar! Isso é que é ser democrata!

3 Pensadores:

Lucas Bezerra disse...

Oi!
Eu sou do "Espera em Deus".
Obrigado pelo comentário. E claro que podes levar meu banner!
Se aceitares fazer uma parceria, tanto por banner como por link podes dizer!
Espero uma resposta!
=)

http://esperaemdeus.blogspot.com/

Lucas Bezerra disse...

Já coloquei seu banner lá!
E desculpa pela demora tá?
=)

Unknown disse...

REALMENTE TODOS OS POLITICOS, SO QUEREM E CARGO PQ FAZER ALGO PELA CIDADE NUNCA VAI ACONTECER!!!!

ABRAÇOS A TODOS

 
Toggle Footer
Top